Doshas

ANATOMIA E FISIOLOGIA AYURVÉDICA- DOSHAS

PANCHA MAHABHUTAS  – Os cinco grandes elementos da natureza – espaço, ar, fogo, água e terra – corresponde a uma forma  física e também abstrata, ou seja: matéria e energia. Com a observação da natureza, pode ser verificado que existem três tipos de pessoas – VATA, PITTA E KAPHA, sendo que Vata é seco, Pitta é quente e Kapha é pesado, e que são os princípios fundamentais do corpo denso (sarrira), podendo estar em qualquer parte.  Com a comparação dos três tipos e dos cinco elementos, pode-se constatar que:

VATA tem as características de espaço e ar;
PITTA tem as características de fogo e água;
KAPHA tem as características de água e terra.

 

CARACTERISTICAS DOS ELEMENTOS E SUA  RELAÇÃO COM OS DOSHAS (biótipo psicofísico):

- AR: É sutil e penetrante. O ar em excesso  cria muito VATA.  A pessoa de constituição VATA, geralmente queixa-se de muitos gases intestinais, constipação, secura no corpo, dores nos ossos e sensível ao frio. 
- ESPAÇO: Desempenha papel singular no sistema ayurvédico, permitindo a caminhada do som, pois ele é a base de todas as coisas existentes (som); e das vibrações sutis que ressoam em nossa percepção silenciosa. São sons que são usados pelo AYURVEDA, para curar um corpo, movendo suas vibrações de várias maneiras. Quando junta-se Ar e Espaço (ÈTER) se juntam formam Vata.
- FOGO: É ardente, agressivo e móvel.  

- ÁGUA: Possui movimento, mas é pouco penetrante, com pouco peso. Quando junta-se  fogo com um pouco de água, temos PITTA, pessoa que  sente calor, mostrando seu fogo e que pode ter a tendência a transpirar,  mostrando assim  a água. Pitta é ardente, agressivo, energético e móvel como fogo,  a digestão é rápida. 
- TERRA: É pesada e macia. Quando se associa a terra com água temos o KAPHA, que é uma pessoa com os “pés na terra”, e com tendência a ter congestão no peito, sinusite e outros problemas com muco, devido a sua característica  água. Tanto a terra quando a água são macias e viscosas, meio sólidas e meio líquidas, que são características de Kapha.

 

OS DOSHAS OU HUMORES BIOLÓGICOS 

No início do Ayurveda dava-se ênfase ao estudo e classificação das doenças. Neste contexto surgiu o termo “Dosha” como “as forças no corpo que mais facilmente se desequilibram ou desarmonizam”.   São produtos da união entre o Prana (força vital) e os cinco elementos (mahabhutas) além de apresentarem também uma porção das três Gunas.  Podemos compreender estas energias metodicamente através de seus significados, funções, composição, atributos e localização. É importante acrescentar que o Ayurveda aborda a anatomia através da função mais do que através da forma (Anatomia Funcional).  Para a Ayurveda a enfermidade é causada pelo desequilíbrio dos doshas, quando os DOSHAS estão em estado irregular, ocorre à doença ou “roga”e a saúde é alcançada quando a harmonia é restabelecida.

 

OS DOSHAS POSSUEM  TRAÇOS FÍSICOS, MENTAIS, COMPORTAMENTAIS, INTELECTUAIS E PROPENSÃO A DETERMINADAS DESARMONIAS 

TRAÇOS FÍSICOS:
revela a descrição física do indivíduo, por exemplo: altura, compleição da pele, olhos,  cabelos, etc.

TRAÇOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS:
traduzem-se na espécie de pessoa que somos,  como dormimos, como sonhamos e pensamos ,como reagimos a situações externas, nossas forças e fragilidades emocionais e nossa atitude com administradores de dinheiro;

TRAÇOS INTELECTUAIS:
define se somos pensadores, sonhadores, designers, planejadores, trabalhadores sólidos ou pessoas silenciosas que trabalham com afinco; 

PROPENSÕES A DETERMINADAS DESARMONIAS:
corresponde à ação do meio ambiente, estilo de vida e de diferentes substâncias que são ingeridas, por exemplo: clima, alimento, estação do ano,  pensamentos, local etc...

Os DOSHAS podem ser controlados através dos seis sabores: salgado, picante, adstringente, amargo, doce e azedo/ácido. Estes sabores podem agravar e pacificar deferentes DOSHAS.

De acordo com o Ashtanga Hridaya , alguns significado dos  DOSHAS:

- VATA:  significa vento, ou aquilo que move as coisas. Vem da raiz sânscrita “va” que significa soprar, fluir, dirigir ou comandar. É a força motivadora detrás dos outros doshas.  Vata é o mais importante ou o principal dos três doshas. Comanda e governa os outros dois e é responsável por todos os processos fisiológicos e todas as funções orgânicas no geral.  Sua localização  está  nos espaços vazios do corpo, como o cólon, os poros , nos ossos e nos canais sutis (nadis) do sistema nervoso. O principal órgão onde há o acúmulo de Vata é o intestino grosso (cólon) e quando Vata está equilibrado tende a acumular no cérebro.
Qualidades do Dosha VATA: (atributos)  Seco (ruksha); Leve (laghu); Frio (Shita); Áspero (Khara); Sutil (Sukshuma); Móvel ou agitado (Chala).

- PITTA: Pitta significa “aquele que digere as coisas”. Vem da raiz sânscrita que significa esquentar, cozinhar e transformar. Pitta é responsável por todas as transformações metabólicas no corpo. Governa a digestão mental, nossa capacidade de perceber a realidade e de entender as coisas como elas são.  Deriva primariamente do poder de digerir os alimentos. Sua localização se dá primariamente no intestino delgado e secundariamente no estômago, glândulas sudoríparas e sebáceas, sangue, linfa e olhos.

Suas funções são:  Governa a digestão e o calor, Percepção visual, Fome e sede, Brilho e compleição, Entendimento, inteligência, coragem, Suavidade no corpo

Qualidade do dosha  PITTA: (atributos)Um pouco oleoso (sasnesha); Penetrante (tikshna); Quente (ushna); Leve (laghu); Odor desagradável (visrana);Móvel  mas não agitado (sara);Líquido (drava)

- KAPHA:  significa fleuma ou etimologicamente significa aquele que mantém as coisas juntas ou aquilo que ata ou aquilo que une. Também significa muco (catarro). Suas Funções são: estabilidade no nível físico e psicológico, Lubrificação, Manter as articulações, Qualidade da paciência. Localização: O dosha Kapha localiza-se principalmente no estômago e Secundariamente no tórax, garganta, cabeça, pâncreas, linfa, gordura, nariz e língua. Se equilibrado o Kapha se acumula nos rins.

Qualidade do dosha  KAPHA:  (Atributos):Oleoso (sigdha); Frio (shita);Pesado ( guru); Denso ou lento (manda); Pegajoso (slakshna); Suave (mritsna)

 

ESTADOS AGRAVADOS DOS DOSHAS 

- VATA  agravado: Emagrecimento, debilidade, falta de entusiasmo, tremores, distensão 
abdominal e constipação.
- PITTA  agravado: Cor amarela nas fezes, urina, olhos e pele.Fome e sede excessiva, sensação de ardência e dificuldade de dormir (agitação).
- KAPHA  agravado: Depleção do fogo digestivo, náusea, letargia, coloração esbranquiçada na fezes, franqueza nos membros, tosse, dificuldade de respirar, Sono excessivo e embotamento.

 

OS TRÊS DOSHAS CRIADORES DA REALIDADE

Quando um profissional ayurvédico observa o paciente/cliente com uma desarmonia, procura sinais dos três doshas em todo o organismo que estejam em excesso, mesmo que não possa enxerga-los literalmente na maioria das vezes, porque os DOSHAS são “invisíveis”. Eles governam os processos físicos do corpo, mas não são propriamente físicos. Costumamos chama-los de “princípios”, um nome abstrato, mas certos tecidos ou modificar partes do corpo. Estão na fronteira do mundo físico, mental e sútil. Como ficam no espaço entre a mente o corpo e o sútil, não se parecem com nada que exista em nossa medicina ocidental.  VATA, PITTA e KAPHA  só entra em foco quando começamos a observar-nos de uma perspectiva  AYURVÉDICA.

ABAIXO SUGERIMOS UM PEQUENO TESTE  PARA AUTO CONHECIMENTO  e para  DESCOBRIR SEU DOSHAS, sempre lembrando que em UMA AVALIAÇÃO AYURVÉDICA  são usados muitos outros elementos na hora da identificação dos doshas.    Por favor, entenda que não há respostas certas ou erradas. Há somente respostas verdadeiras e falsas. NÃO SE PERCEBA COMO GOSTRIA DE SER, MAS COMO VOCÊ É. . Nossa personalidade inata vai estar conosco por um período de tempo e aprender a reconhecer nossas facetas é o primeiro passo em tentar viver com elas em harmonia por prever verificações e ajustes para mantê-las em níveis gerenciáveis.  Some ao final seus pontos.

"V" significa  VATA,  "P" significa  PITTA ,  "K" significa KAPHA

1 – CONSTITUIÇÃO FÍSICA:
V – Muito alto, muito baixo, magro, ossudo e pobremente desenvolvido.
P – Constituição média, bons músculos e peso médio. 
K – Baixo (ou alto), corpulento, ossos bem desenvolvidos, pesados e  com tendência a obesidade.

2 – PELE:
V – Seca, áspera, veias proeminentes, quebradiça e circulação pobre, com uma compleição opaca.
P – Rosada, quente, oleosa, sardenta, verrugas e com boa circulação, comuma compleição ruborizada.
K – Macia, suave, fria, oleosa + úmida (untuosa) e com boa circulação, com uma compleição rica.

3 – CABELO:
V – Escasso, fino,  quebradiço, seco e ondulado.
P – Moderado, fino, embranquecido prematuramente e calvo.
K – Espesso, lustroso e oleoso.

4 – FRONTE:
V – Pequena.
P – Média com dobras (marcas).
K – Grande

5 – SOBRANCELHAS:
V – Pequena, pouco espessa e irregular (com muito movimentos)
P – Moderada e fina
K – Espessa e cerrada

6 – CÍLIOS
V – Curtos, secos, irregulares e com muito movimento.
P – Curtos, pouco espessos e finos.
K – Longos, proeminentes, oleosos e firmes.

7 – OLHOS
V – Pequenos, instáveis e secos.
P – Médios, vermelhos (inflamados) e penetrantes.
K – Grandes, proeminentes, atrativos.

8 – NARIZ
V – Fino, pequeno, torto e frequentemente seco.
P – Médio.
K – Grande, espesso e oleoso.

9 – LÁBIOS
V – Espesso, seco, instável e escuro.
P – Médio, macio e avermelhado.
K – Grande, macio, rosado, úmido e firme.

10 – DENTES 
V – Irregulares e tortos.
P – Médios e uniformes.
K – Grandes e uniformes.

11 – OMBROS
V – Estreitos, pequenos e lisos.
P – Médios.
K – Largos, grandes e bem desenvolvidos.

12 – PEITO
V – Estreito, pequenos e pouco desenvolvido.
P – Médios.
K – Largos, grande e bem desenvolvidos.

13 – BRAÇOS
V – Magros, curtos (ou longos de mais) e veias aparentes.
P – Médios.
K – Grandes, espessos e bem desenvolvidos.

14 – MÃOS
V – Magras, frias, secas, ásperas e irregulares (com fissuras).
P – Médias, quentes e rosadas.
K – Grandes ou pequenas, oleosas, firmes e frias.

15 – PANTURRILHAS
V – Pequenas e duras.
P – Soltas e macias.
K – Arredondadas e firmes.

16 – PÉS
V – Pequenos, magros, secos, ásperos, com fissuras, irregulares e frios.
P – Médios, quentes, macios e rosados.
K – Grandes ou pequenas, arredondados, frios e firmes.

17 – UNHAS
V – Irregulares, com estrias.
P – Macias, fortes, polidas e rosadas.
K – Grandes, descoloridas, espessas, simétricas e oleosas.

18 – URINA
V – Pouca, difícil e sem cor.
P – Grande quantidade, amarela e avermelhada quente.
K – Moderada, esbranquiçada e leitosa.

19 – FEZES
V – Escassas, duras, secas, com gases e frequentemente presas.
P – Moles, abundantes, soltas e sensação de queimação.
K – Regulares,  bem formadas e mucosas.

20 – SUOR E ODOR NO CORPO
V – Escasso e sem cheiro.
P – Grandes proporções, quentes e cheiros fortes.
K – Moderados, frios e cheiro agradável.

21 – APETITE
V – Variável e errático.
P – Forte e agudo.
K – Constante e baixo.

22 – VOZ
V – Baixa, fraca e rouca.
P – Alta, agressiva e aguda.
K – Agradável, profunda e em bom tom.

23 – DISCURSO
V – Rápido, inconsistente, errático e falante.
P – Moderado, argumentativo e convincente.
K – Vagaroso, definitivo e pouco falante.

24 – MEMÓRIA
V – Pobre, aprende rápido e esquece rápido.
P – Aguda, clara e seletiva.
K – Vagarosa para perceber, mas retém por longos períodos.

25 – PREFRÊNCIA DE TEMPERATURA
V – Precisa de calor, sente-se incomodado com muito frio.
P – Gosta de frio, sente-se incomodado com muito calor.
K – Calmo, contente, apegado e sentimental.

26 – TENDÊNCIAS EMOCIANAIS
V – Amedrontado, ansioso e nervoso.
P – Raivoso, irritável e contencioso.
K – Calmo, contente, apegado e sentimental.

27 – FÉ
V -  Errática e mutável.
P – Determinada, fanática e líder.
K – Constante e leal.

28 – SONO
V – Leve, irregular e tendendo à insônia.
P – Moderado, pode acordar, dorme fácil, reparadores e curtos.
K – Pesado e profundo, difícil de acordar e se deixar dorme muito.

29 – ATIVIDADE
V – Hiperativo, rápido, errático e inseguro.
P – Motivado, determinado e firme.
K – Vagaroso e firme

30 – SENSITIVIDADE
V – Desagrada-se o frio, vento e tempo seco.
P – Teme o sol, calor e fogo.
K – Teme o frio e úmido, gosta do vento e do sol.