Oficina compartilha receitas e dicas de bem-estar

01/04/2019

O Dia da Alimentação e da Saúde, comemorado neste domingo (31/03), foi lembrado pela Atha Virya com uma programação especial. Por meio da Oficina Alimentação & Saúde, a terapeuta ayurvédica e de yoga Juracy Escobar compartilhou conhecimentos sobre nutrição e bem-estar, além de experiências transformadoras com o uso de ervas, óleos e especiarias naturais. O evento ocorreu no Prema Om, em Porto Alegre, neste sábado (30/03).

A atividade foi aberta pela manhã, com um momento de meditação, na qual as participantes entoaram mantras a fim de se harmonizar. Em seguida, elas conhecerem as propriedades de plantas e temperos, essenciais no preparo de alimentos. Depois, aprenderam a fazer o lassi (bebida à base de iogurte), para ativar o agni (fogo digestivo). Enquanto degustava o líquido, o grupo seguiu o preparo das receitas: molho de batata, Puttu (prato com farinha de arroz e coco), pastas salgada e doce e chá digestivo. “A refeição não deve ser servida nem muito quente ou fria, para garantir a melhor absorção de todos os nutrientes. Se a bebida estiver gelada demais, poderá apagar o fogo digestivo”, alerta a ministrante.

Após o almoço, a proposta foi repensar a rotina diária (dinacharya), incluindo hábitos sadios, como acordar e dormir cedo, fazer higiene bucal e no rosto, praticar exercícios, meditação e yoga. Observando os sinais do corpo, cada uma construiu a sua massala (mistura de temperos), que será usada como complemento alimentar.

A assistente administrativa Lucila Fialho Goulart, de 51 anos, considerou a experiência fantástica. “Amei muito a oficina, podendo conviver num ambiente diferente, em um espaço agradável e acolhedor. Em poucas horas, pude receber toda essa carga de conhecimento do ayurveda, envolvendo alimentação, beleza e saúde. Uma forma simples de aplicarmos no dia a dia”, comemora a moradora de Porto Alegre. Adriana de Oliveira Santos também gostou da atividade. “Foi muito bom porque sempre há algo a acrescentar, principalmente em relação à alimentação, para saber novos pratos e conhecer mais temperos. Adoro aprender sobre comidas naturais que trazem bem-estar e saúde para o corpo e a mente. Essa proposta é incrível”, afirma a professora de Porto Alegre, que também pratica yoga.

Sabonetes naturais

Na oportunidade, foi apresentada ainda a linha de sabonetes naturais da Estética Saudável – produzida artesanalmente pela Atha Virya. Os produtos 100% vegetais estão disponíveis nas versões hidratante, calmante, de argila, esfoliante e rejuvenescedor, auxiliando na nutrição do corpo. A novidade pode ser adquirida a R$ 8 a unidade no Prema Om ou pelo whatsapp (51) 99817-8912.

Daiane Meazza Meneghini, 35 anos, também participou da oficina. “Achei bem interessante o evento. Mesmo conhecendo temperos, nem sempre sabemos como aplicá-los ou para que servem. É bem importante esses conhecimentos, que podem ser aplicados no nosso dia a dia”, observa a advogada. Ganhadora do sorteio de uma massala vinda da Índia, a dentista Cibeli Correa da Silva de Castro, 54, achou a atividade muito produtiva. “Amei a questão do uso dos temperos, dos sabores. A parte prática foi bem simples e útil. Pretendo usar as receitas no café da manhã e talvez na janta, elas foram muito boas”, elogia a moradora de Viamão, ex-aluna do Curso de ayurveda do Prema Om.

Já Ana Rita Tavares da Silva, 36, aproveitou sua segunda programação com a Atha Virya. “Adorei a oficina, foi tudo maravilhoso. Tanto as receitas como as dicas que a Juracy deu vão agregar muito na minha vida. Quero ter uma rotina diária mais saudável, levando esses conhecimentos para a vida toda”, conta a servidora pública, moradora da capital gaúcha. Inspirada também no Workshop Estética Saudável, ocorrido em janeiro, ela fará o 10º Curso de Terapeuta Ayurvédico do Prema Om, seguindo no caminho da ayurveda. Uma nova edição do Workshop Estética Saudável está prevista para 25/05. Agende-se e participe!

Foto: MultiComunicação