Sábado dedicado ao autocuidado

25/06/2019

Conhecimentos milenares que incentivam a prevenção de desequilíbrios do corpo, da mente e do espírito foram compartilhados no último sábado, 22/06, no Prema Om, em Porto Alegre. A Oficina de Autocuidados, ministrada pela terapeuta ayurveda e de yoga Juracy Escobar, trouxe diversas dicas e orientações sobre saúde e bem-estar, em meio à troca de experiências e vivências práticas.

A atividade foi aberta com um momento de meditação. Em seguida, as participantes conheceram alguns cuidados diários, que integram a dinacharya – rotinas ayurvédicas formadas por hábitos e dietas, que variam conforme as estações e os biótipos físicos (doshas). Depois, as alunas puderam aplicar técnicas de purificação do organismo (limpezas de dentes e língua e lubrificação das narinas, olhos e ouvidos, entre outras). Também foi possível conhecer e experimentar tratamentos naturais, como a esfoliação de mãos, de pés e da face com pós de ervas e especiarias, além da aplicação de óleos e sabonetes vegetais.

Ao longo da tarde foram apresentados os princípios da reflexologia (técnica que utiliza pontos de pressão que correspondem a órgãos específicos do corpo humano) de mãos e pés e da automassagem corporal. Uma prática de yoga possibilitou demonstrações de respiração, asana, mantra, mudra e pranayama. Houve ainda dicas de alimentação natural, degustação de chá e de produtos saudáveis.

A ganhadora do sorteio de um kit da Estética Saudável, contendo sabonetes naturais e uma esponja vegetal, foi a jornalista Bruna Zago Porto, de 31 anos, que também pratica yoga com a terapeuta no Prema Om. “Estou acostumada com o jeito da Ju de ensinar, que me deixa à vontade e tranquila para aprender. Isso é um grande diferencial.” A santa-mariense pretende levar alguns novos conhecimentos para a sua rotina diária. “De manhã, dá para tentar acordar mais cedo e fazer a limpeza da língua e da boca, que é bem fácil. Acho a automassagem bem importante também, para ajudar a acalmar no dia a dia, e é fácil de fazer.”

Lisiane Margarites, 55, foi motivada por amigas, que já praticam preceitos da ayurveda, e aproveitou a atividade. “Achei a oficina maravilhosa. Foi um momento agradável e de muito conhecimento”, afirma a funcionária pública, que planeja incorporar novos hábitos. “A lubrificação dos olhos, as automassagens, a forma de escovar os dentes, limpar os ouvidos e o nariz são fantásticas. Tudo é muito natural, ajudando a proteger para o inverno e trocas de estação.”

Participando de sua segunda oficina da Atha Virya, a odontóloga aposentada Cibele Correa da Silva Brandi Castro, 54, considera que a tarde foi de trocas e novos aprendizados. “Foi maravilhoso. Mesmo tendo o Curso de ayurveda, deu para recordar o passo a passo de algumas rotinas do dia a dia e experimentar algumas práticas, como a oleação do ouvido, que tinha receio de fazer sozinha”, relata a moradora de Viamão, que também aprovou a lojinha da Estética Saudável. “Foi muito bom vir novamente, adquiri conhecimentos para agregar, além de conhecer produtos saudáveis, como os sabonetes que a Ju está produzindo, podendo trocar aquilo que é artificial pelo natural.” Em 31/08, está prevista a Oficina de sabonetes naturais. Agende-se e participe!

Confira a galeria de fotos do evento.

Foto: MultiComunicação