O que é Ayurveda?

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

A partir do diagnóstico estabelece-se um roteiro de tratamento de acordo com as necessidades. Esse roteiro pode incluir as seguintes práticas e métodos:

Dinacharya e Swasthavritta: Organização de uma rotina de práticas diárias saudáveis, adequadas à restauração e à manutenção da saúde, juntamente com a Orientação alimentar de acordo com a constituição do indivíduo.

Fitoterapia: uso de plantas medicinais visando o equilíbrio dos doshas e/ou auxiliar no tratamento de doenças já instaladas.

Massagens, Sauna ( Swedana) e oleações especiais: incluem diversas técnicas, entre elas as mais conhecidas como Abhyanga, o Shirodhara, Marmaterapia e o Udwartana.

Yogaterapia: indicação de posturas e exercícios respiratórios adequados as necessidades especiais do indivíduo.

Meditação e Mantraterapia: técnicas diversas que auxiliam na harmonização dos doshas.

Programas de desintoxicação suaves: Produz limpeza interior do organismo através do uso de óleos, ervas medicinais, massagens, e dietas para redução de toxinas.

Rasayanas: técnicas voltadas ao rejuvenescimento, beleza e a prevenção do envelhecimento.

O tratamento será acompanhado pelo terapeuta, oferecendo todo o suporte necessário em relação a possíveis dúvidas e adaptações que se façam necessárias ao longo do processo terapêutico. Está incluso uma reconsulta com 50% do valor da consulta, para orientações de manutenção dos ganhos adquiridos com o tratamento.